Medicina Tradicional Chinesa

A medicina tradicional chinesa é a terapêutica que utiliza métodos de prevenção, diagnóstico, prescrição e tratamentos próprios (auriculoterapia, chi kung, tui na, feng shui, fitoterapia chinesa, etc), baseados nas teorias da medicina tradicional chinesa e nos seus métodos específicos.

Auriculoterapia

A Auriculoterapia é um microssistema de acupuntura que, com base na teoria reflexa, afirma que o pavilhão auricular espelha todo o organismo, possibilitando tanto o diagnóstico como o tratamento de patologias.

Tuina

O Tui Na é uma especialidade da Medicina Tradicional Chinesa que consiste numa massagem vigorosa e que tem por base todos os conceitos filosóficos deste sistema de medicina ancestral, como a energia vital e os pontos e meridianos energéticos. É usado no tratamento de patologias do foro musculo-esquelético, mas também em patologias do foro interno.

Feng Shui

O Feng Shui é uma arte milenar chinesa que estuda, trata e harmoniza as energias dos espaços e os seus efeitos sobre as pessoas nas mais diversas área da vida, como o trabalho, a prosperidade, a saúde e os relacionamentos.

Fitoterapia Chinesa

A fitoterapia chinesa é uma das mais importantes especialidades da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste no uso de substâncias de origem vegetal, animal ou mineral no tratamento dos desequilíbrios energéticos do organismo.

“Podemos escolher o que semear,
mas somos obrigados a colher o que plantamos.”

(ditado chinês)

A Medicina Tradicional Chinesa,

tem  uma conceção holística, energética e dialética do ser humano e assenta em axiomas e teorias específicos.(Portaria n.º 207-G/2014 – Diário da República n.º 194/2014, 1º Suplemento, Série I de 2014-10-08).