NOVA ESPECIALIDADE – FERTILIDADE E GRAVIDEZ

Fertilidade e Gravidez

Consulta Reflexoterapia no apoio à concepção e gravidez  

Propomos uma consulta de Reflexoterapia direcionada à maternidade, desde a concepção, passando pela gravidez, parto e, com a chegada do bebé, na adaptação à nova dinâmica familiar. Com recurso a técnicas da medicina tradicional chinesa e medicina natural, a Reflexoterapia traz o benefício de promover e manter o natural equilíbrio do organismo.
É uma terapia não invasiva que compreende um conjunto de técnicas de massagem e acupressão, neste caso, aplicadas ao pé. Os seus efeitos mostram-se muito eficazes no combate ao stress e ansiedade, promove um relaxamento profundo e pode assim ser a terapia ideal para ajudar os casais, na preparação para esta nova etapa das suas vidas: concepção, gravidez e maternidade.
Promove naturalmente a regulação hormonal, estimula o sistema imunitário e a eficiência dos sistemas e tecidos corporais.
A Reflexoterapia pode ainda contribuir positiva e complementarmente, para o sucesso de tratamentos de fertilidade. Promove melhor resposta do organismo às técnicas de Procriação Medicamente Assistida, ajuda na gestão do estado emocional, do stress e ansiedade associados a estes processos. Pode ainda ajudar a controlar os efeitos indesejáveis da farmacoterapêutica.

Apesar de em Portugal o apoio da Reflexoterapia na concepção e gravidez ainda ser pouco presente, é uma prática comum e recorrente em países como o Reino Unido ou Estados Unidos, com resultados muito positivos.

Pré-concepção

A Reflexoterapia ajuda a restabelecer e manter o equilíbrio saudável do corpo, numa fase pré-concepcional, aplicando-se a ambos os membros do casal com o objectivo de potenciar um saudável nível de saúde física, emocional e psicológica.
Sessões de Reflexoterapia regulares, bem como pequenos ajustes no estilo de vida do casal, podem facilitar uma concepção natural. Por vezes, as tentativas frustradas de alcançar uma gravidez podem ser extremamente desgastantes. Nestes casos, a Reflexoterapia pode ser um recurso muito útil para ajudar a reduzir os níveis de stress e ansiedade, bem como potenciar o relaxamento e uma capacidade de enfrentar as adversidades de forma mais positiva.
A Reflexoterapia não garante a gravidez, mas é uma excelente terapia que potencia a homeostase e a eficácia das funções inerentes ao corpo, criando o ambiente perfeito para a possível gravidez.

Gravidez

A Reflexoterapia na gravidez tem como principal objectivo alcançar e manter o organismo no seu melhor durante este período, e quando chegar a altura certa, preparar a mãe e o bebé para o parto e pós-parto. A Reflexoterapia pode ser muito relaxante tanto para a mãe como para o bebé.
A Reflexoterapia é uma terapia muito segura e sem efeitos colaterais conhecidos. No entanto, não se aplica durante as primeiras 12 – 13 semanas de gestação, período em que existe um risco acrescido de ocorrência de aborto espontâneo, e mesmo que a Reflexoterapia não esteja associada a este facto, o mais sensato é não a aplicar. Contudo, é possível, com recurso a técnicas da Medicina Tradicional Chinesa e da Medicina Natural, ajudar a resolver as queixas mais frequentes nesta fase.

Após o parto

A Reflexoterapia pode ajudar a recuperar o equilíbrio natural do corpo. Promove a lactação e facilita a amamentação. A Reflexoterapia auxilia na adaptação às novas circunstâncias familiares e contribui para atenuar o stress e ansiedade resultantes desta fase. É uma boa prática para promover o vínculo entre o bébé e os pais.
Após o parto, o re-equilíbrio energético e hormonal é muito importante para prevenir possíveis estados depressivos pós-natais. A Reflexoterapia ajuda o corpo a restabelecer os níveis hormonais normais.
Pode ser útil na lactação, mastite, lombalgia, desordens do sono, falta de energia, obstipação, stress e ansiedade, saúde mental e re-equilíbrio hormonal.
Por outro lado, os pais podem aprender a utilizar algumas técnicas da Reflexoterapia para bébés e aplicá-las com toda a segurança, com o objectivo de resolver os incómodos mais frequentes dos recém nascidos.

Tânia Guerreiro
Terapias Complementares
Reflexoterapia | Medicina Tradicional Chinesa | Aromaterapia

Marque já a sua consulta!