Naturopatia

É a terapêutica que faz uma abordagem holística, energética e natural do ser humano.
Estuda, ainda, as propriedades e aplicações dos elementos naturais, a fim de prevenir a doença e manter, promover e restaurar a saúde!

Diferentes Especialidades

Alimentação

A importância da alimentação é incontestável. Jean Seignalet, no seu livro L’Alimentation ou la troisième médecine, salienta a importância do intestino delgado e da alimentação moderna para o desenvolvimento de muitas patologias atuais. Todavia, atualmente, existem muitas orientações e planos nutricionais sendo difícil optar pelo correto. Por isso, se pretende saber qual a alimentação mais correta há que seguir algumas linhas de orientação e fazer uma opção individualizada.

Saiba como. Conheça as nossas orientações para as suas opções alimentares!

Oligoterapia

A Oligoterapia consiste na utilização terapêutica dos oligoelementos que são nutrientes necessários à manutenção de qualquer organismo, mas que só podem existir em quantidades extremamente pequenas, de miligramas a microgramas. Fazem parte deste grupo as vitaminas e os minerais que são essenciais e devem estar presentes na alimentação, diariamente. O déficit pode provocar doenças ou disfunções e o excesso, intoxicações. Por isso, a dieta deve ser sempre equilibrada e variada.

Geoterapia

Trata-se do poder terapêutico da terra que se traduz na aplicação de argilas, terra, areia ou barros, sob a forma de compressas, banhos ou outras formas. Normalmente, aplica-se no corpo uma pasta de argila fina sobre a zona do corpo a tratar com a espessura de um dedo.
Estas aplicações são utilizadas para fracturas ósseas, inflamações, etc. e quando diluídas em vinagre estão indicadas para picadas de insecto.
Para poder determinar os efeitos terapêuticos da argila ou da terra é necessário estudar as suas características.

Depuração

A Depuração do organismo consiste na utilização de algumas técnicas escolhidas e adequadas ao paciente com a finalidade de limpar o seu organismo das toxinas acumuladas em virtude do distress, da alimentação desregrada ou, simplesmente, como simples higiene natural do organismo. Pode revestir a forma de jejum terapêutico ou qualquer outro método indicado pelo especialista e adequado ao paciente.

Aromaterapia

A aromaterapia consiste na aplicação dos óleos essenciais com fins terapêuticos. Os óleos essenciais são extraídos das várias partes da planta e podem ter diversas aplicações: em difusão atmosférica, em aplicação tópica através de cremes ou de óleos vegetais, em inalações e até em ingestão. A utilização terapêutica dos óleos essenciais deve ser acompanhada por um especialista, já que a incorreta utilização de alguns óleos poderá ter efeitos indesejados.

A Naturopatia é a terapêutica que faz uma abordagem holística, energética e natural do ser humano, através de métodos de diagnóstico, prescrição e tratamentos próprios (alimentação, oligoterapia, geoterapia, hidroterapia, aromaterapia, depuração) , assentes em axiomas e teorias específicas. Estuda, ainda, as propriedades e aplicações dos elementos naturais, a fim de prevenir a doença e manter, promover e restaurar a saúde, recorrendo ao aconselhamento dietético naturopático e à orientação sobre estilos de vida, utilizando a fitoterapia, a homeopatia, a hidroterapia, a geoterapia, as terapias da manipulação e outros métodos afins (Portaria n.º 207-A/2014 – Diário da República n.º 194/2014, 1º Suplemento, Série I de 2014-10-08).