Terapias Manuais

As nossas clínicas disponibilizam serviços de terapias manuais, nas suas diversas vertentes, desde massagem de relaxamento, massagem de recuperação e reabilitação, shiatsu, etc.

Venha informar-se, junto de nós, qual das técnicas mais adequadas, para o seu caso.

Nós ajudamos!

Terapias

Massagem

para manter um corpo e mente saudável, porquanto permite tonificar o organismo e repor a situação de conforto e bem estar. Essencial, ainda, para situações de lesões musculares, stress, esgotamento físico e situações de cansaço muscilo esquelético. A Massagem poderá ser aplicada, ainda, em situações de reabilitação e apoio desportivo.  Em clínica serão aplicadas diversas técnicas e tipos de massagem adequadas à situação do paciente, conforme se trate de cansaço, esgotamento físico ou lesão músculo esquelética.

A consulta inicia-se, sempre, com uma adequada avaliação, correto diagnóstico e segue-se o tratamento.

Serão realizadas técnicas de reeducação postural e reforço muscular no caso de tratamento de lesões ou de perda parcial ou total da qualidade de vida do paciente.

Em alguns casos poderão ser aplicadas técnicas de SPA ou outras mais direcionadas à perda de gordura com o objetivo de emagrecimento.

Reflexoterapia

da reflexoterapia. É uma técnica de tratamento por meio de estímulos  de uma área reflexa. Reflexoterapia é o estudo das delimitações destas áreas, assim como as suas funções e ações diante das patologias humanas.

Não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com massagem de corpo de maneira geral – é uma técnica específica de pressão que actua em pontos reflexos precisos dos pés, com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo.

A reflexoterapia é uma arte suave e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas dos pés com os dedos das mãos e usando técnicas específicas.

Este procedimento provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.

Drenagem Linfática

de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Esta técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e, posteriormente, foi aprimorada, tornando-se popular.

A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos encaminhando-os para os vasos capilares para que sejam eliminados. Esta técnica estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda, melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

A drenagem é aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa e é utilizada em diversos tratamentos, no combate à celulite e à sensação de inchaço, trazendo resultados satisfatórios quer em situações de pós operatório, quer na área da estética. Esta técnica pode ser aplicada de forma manual ou por meio de aparelhos.

É importante saber que esta técnica é contraindicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, cancro, asma e bronquite asmática.

Shiatsu

terapêutico originado no Japão entre o final do século XIX e início do século XX e a sua palavra deriva do japonês Shi = a dedo e atsu = pressão, ou seja, pressão com o dedo.

O Ministério da Saúde Japonês define-o como a “ Forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo, para aplicar pressão à pele humana, corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas”.

O Shiatsu consiste em aplicar a pressão sobre determinados pontos chamados de “tsubos” que formam canais energéticos no corpo – os meridianos, que por sua vez relacionam-se entre sí e com os órgãos internos. No interior dos Canais de Meridianos circula dentre outras substâncias, a energia vital, chamada de Ki pelos japoneses ou Chi pelos chineses.

Segundo a visão da Medicina Oriental as doenças são originadas pela desregulação de energia nos meridianos. Ora o Shiatsu visa manter ou (re)estabelecer o equilíbrio energético, a fim de prevenir ou tratar disfunções que sejam causadas pelo desequilíbrio dessa energia.

É usado, com muito sucesso no reequilibrio do sistema muscular (alívio das tensões, contraturas e dores musculares; benefício para a postura e tónus muscular; melhora da dor e sensibilidade dos pontos gatilhos (trigger points); auxílio no tratamento de fibromialgia, tendinites, tenossinovites e paralisia muscular), no sistema respiratório (auxílio ao tratamento de gripes, resfriados, bronquite asmática; alívio das crises de rinite e sinusite), do sistema digestivo (alívio das dores em casos de espasmos gástricos, cálculos biliares e gastrite), sistema cirulatório, sistema urinário, bem como no relaxamento físico, mental e emocional; auxílio ao tratamento da depressão, síndrome do pânico, enxaqueca, artrose, artrite reumatóide e nevralgias; alívio dos sintomas do bruxismo e distúrbios da ATM como dor na face, cansaço dos músculos da mastigação e dor de cabeça.

Não deverá ser aplicado em casos de inflamações agudas, doenças com febre, doenças contagiosas, suspeita de fraturas e/ou luxações e gravidez (antes do 3º mês).