Nutrição
Ortomolecular

Os alimentos, na sua forma mais natural, são essenciais para o nosso organismo. Atualmente, todavia, eles tornam-se insuficientes para manter a saúde. Há necessidade de reforçar e potenciar o seu efeito. A partir do conceito de Nutrição Ortomolecular do Ponto de Vista Genético, com base científica e avalizada clinicamente, vamos conceder, ao organismo o poder de recuperar, se tiver os nutrientes que necessita.

Conceitos Fundamentais

1. O carácter individual e diferente dos seres humanos (individualidade bioquímica);

2. Actuação harmónica dos nutrientes, tipo orquestra.


Só poderemos concluir que, sem suplementos que complementem, de forma óptima, as deficiências nutricionais dos nossos alimentos, os nossos corpos estão em carência nutricional e, mais tarde ou mais cedo, vão entrar em ruptura. Consequentemente, a doença aparecerá. Por isso, a necessidade de se conhecer o suplemento necessário bem como a sua qualidade, já que nem todos os suplementos são iguais. Informe-se, connosco, sobre os nutrientes que o seu organismo carece e qual a suplementação adequada para a sua saúde.

Temos como certo que, atualmente, a nossa alimentação está carente de nutrientes e que, por isso, não é suficiente para responder às necessidades do indivíduo. A Nutrição Ortomolecular considera que há nutrientes que são essenciais para satisfazerem as necessidades naturais do organismo. O conceito foi formulado há 40 anos por Linus Pauling (Prémio Nobel da Química – 1954 – e Prémio Nobel da Paz – 1962), segundo o qual é necessário dar ao organismo todos os nutrientes (vitaminas, minerais, enzimas, proteínas, oligoelementos, etc) nas quantidades que este necessita e que a dieta do homem civilizado já não contém.
A Medicina Ortomolecular é aquela terapia que proporciona, a cada pessoa, doente ou não, a concentração óptima dos nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento orgânico.
Segundo L. Pauling “A Nutrição Ortomolecular consiste em proporcionar a cada pessoa a concentração óptima dos componentes normais mais importantes do corpo humano, isto é, conservar uma saúde óptima e tratar as doenças variando as concentrações das substâncias que estão presentes no organismo e que são necessárias para uma boa saúde”.
Os profissionais da Nutrição Ortomolecular tratam os seus pacientes com nutrição ortomolecular, ou seja, dietas específicas e suplementos nutricionais que variam de um paciente a outro, dependendo dos problemas e das necessidades individuais. Para tal, estuda, em profundidade, os hábitos dietéticos dos seus pacientes, elaborando uma cuidada anamnese de qualquer manifestação alérgica à exposição a factores químicos ambientais. Há, por isso, que proceder a uma correção alimentar e suplementação da dieta em grandes doses de vitaminas, minerais e ácidos gordos.