Estamos na época em que passamos mais tempo em caminhadas, ciclismo, natação, jardinagem e viagens. Podem surgir queimaduras solares, picadas de insetos e enjoos sazonais.
Apresentamos, aqui, algumas soluções naturais que vão ajudar a aliviar esses problemas agudos e continuar a desfrutar dos prazeres do verão.
1. Queimadura de sol:
Aloe (Aloe vera) aplicado topicamente é um anti-inflamatório analgésico que penetra no tecido lesionado, acalmando e regenerando a pele.
Lavanda (Lavendula officinalis) é um excelente agente antibacteriano para melhorar o processo de cicatrização de feridas e reduzir as cicatrizes, especialmente no caso de pequenas queimaduras. Use topicamente.
Erva de São João (Hypericum perforatum) a erva popular para aliviar a depressão menor, também é benéfica quando aplicada topicamente. As suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas aumentam a cura.
As vitaminas C e E podem ajudar a remediar os efeitos dos radicais livres causados pela exposição aos raios UV. A vitamina C tem-se mostrado promissora na cura da pele queimada pelo sol e ambas as vitaminas C e E têm propriedades preventivas quando aplicadas antes da exposição ao sol.
2. Picadas de insetos:
No caso de uma picada, extraia cuidadosamente o ferrão com uma pinça esterilizada. Se sentir inchaço no pescoço ou na língua ou tiver dificuldade em respirar, procure assistência médica imediatamente.
O óleo da árvore do chá (Melaleuca alternifolia) – tea tree – é um antisséptico tópico eficaz. Enquanto combate bactérias, o tea tree acalma a pele e acelera a recuperação.
Os remédios homeopáticos também são eficazes no tratamento dos inevitáveis ataques das pragas de verão. Se a pele ao redor da picada ou mordida ficar inflamada, use Apis, derivado de abelha (Apis mellifica).
Lavanda (Lavendula officinalis), uma antitoxina e antiveneno, alivia a coceira e acalma a pele. Aplique algumas gotas de óleo de lavanda, no local.
Aloe (Aloe vera), com suas propriedades antiinflamatórias e refrescantes, tira a coceira das picadas de insetos e alivia a área afetada.
3. Enjoos e má disposição em virtude das viagens:
O gengibre (Zingiber officinale) alivia a náusea. Tomado em cápsulas, chá ou gengibre cristalizado, esta raiz inebriante deve ser consumida durante as primeiras horas de viagem.
Hortelã-pimenta (Mentha piperita) diminui a dor de estômago durante a viagem. Tente esfregar óleos essenciais de hortelã e gengibre num lenço de papel e inspire antes e durante a viagem.
Comprimidos de carvão activado ou cápsulas tomadas várias horas antes de viajar podem aliviar o mau estar da viagem causado pela prisão de ventre. Não esquecer de verificar o rótulo para a dosagem recomendada.
Nota: Mulheres grávidas e lactantes devem consultar seus profissionais de saúde antes de usar qualquer fitoterapia.
4. O importante contributo da Medicina Tradicional Chinesa:
O verão é uma época de energia abundante, dias cheios de sol e calor. Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o verão tem muitas associações diferentes que ajudam a defini-lo. O elemento do verão é o fogo, a cor do verão é vermelho, a emoção do verão é alegria e os órgãos que governam são o coração e o intestino delgado.
O sistema da medicina tradicional chinesa depende de cinco elementos, de como eles trabalham e interagem dentro do corpo – madeira (木), o fogo (火), a terra (土), o metal (金) e a água (水) . O fogo é o elemento do verão. O fogo é yang na natureza, o que significa que é simbólico da atividade máxima. Durante os meses de verão, todos e tudo são mais extrovertidos ou externos. E como o coração é o órgão principal associado à estação do verão, deve-se dar atenção e nutrir-se para permanecer saudável.
Um dos problemas mais comuns que surgem durante os meses de verão é a insônia.
A acupuntura é uma modalidade usada pela MTC para ajudar a controlar os problemas do sono.
Também nesta altura, para muitas pessoas, as dores de cabeça ocorrem com mais frequência.Tal sintomatologia deve-se às elevadas temperaturas que fazem com que os vasos sanguíneos na cabeça se expandam, produzindo mais pressão contra as terminações nervosas. Também a desidratação pode levar a dores de cabeça de verão. Se a desidratação é a causa, o melhor remédio é beber água ou comer alimentos que têm alto teor de água, como melancia e pepino. No entanto, se as dores de cabeça são causadas por excesso de pressão, a acupuntura pode ajudar com isso. Não só a acupuntura pode baixar a pressão arterial, mas também pode acalmar as terminações nervosas superexcitadas.
Outra patologia comum, durante o verão é a erupção cutânea provocada pelo calor, também conhecida como calor espinhoso, geralmente nas áreas do corpo cobertas por roupas, onde muito suor é produzido. Enquanto a maioria das erupções cutâneas desaparece em poucas horas ou dias, podem, todavia, ser bastante desconfortáveis. A acupuntura pode ajudar a diminuir a inflamação e a coceira associadas a erupções de calor em apenas um ou dois tratamentos.
Por mais estranho que possa parecer, o verão também pode ser uma época em que as pessoas contraem resfriados.
Situações comuns de verão como ar condicionado, viagens e voos de avião podem causar um resfriado de verão e também piorar os sintomas. A acupuntura pode ajudar a diminuir a duração do frio e diminuir drasticamente os sintomas.
Febre do feno e alergias geralmente ocorrem durante os meses de verão por causa da flutuação dos níveis de pólen. Fazer tratamentos regulares com acupuntura antes e durante a estação do verão pode ser muito benéfico para aqueles que são afetados por alergias e febre do feno. A acupuntura ajuda a controlar os espirros, corrimento nasal e olhos lacrimejantes e coceira, sintomas comuns para quem sofre de alergias.
Aproveite o verão para se cuidar!