CONSELHOS PARA A PRIMAVERA E VERÃO

emagrecer primavera verão

EMAGRECER…MAS COM SAÚDE!

Ao aproximar-se o Verão preocupamo-nos mais com a aparência e surgem centenas de produtos e conselhos para emagrecer. Esta não pode ser a nossa preocupação. O nosso objetivo é ter o peso que nos faça sentir bem e estar em perfeita saúde. Emagrecer nunca deve ser o objetivo, mas sim estar em equilíbrio emocional e fisiológico. Por isso, não pode esquecer que só se consegue controlar aquilo que se come se o organismo não estiver em carência nutricional. Não existem soluções milagrosas! Há que cuidar da saúde e tomar as decisões adequadas para que o organismo esteja saudável.

Vamos apresentar, aqui, cinco propostas com três objetivos: promover a massa muscular, prevenir carências nutricionais e melhorar a resposta hormonal.

  1. Proteína é o elemento primordial.

    Os gregos consideraram-no como o primeiro elemento de construção do nosso corpo. Por isso, é essencial a toma de proteína da melhor qualidade, rica em aminoácidos essenciais para o organismo: carne proveniente de animais criados em pastagem, ovos de galinhas criadas ao ar livre e peixe de mar, sobretudo de menores dimensões e de águas frias.

  1. Hidratos de Carbono provenientes dos legumes e das frutas pouco glicémicas.

    Há que eliminar todos os hidratos de carbono com alto índice glicêmico e comer, apenas, vegetais de baixo índice glicêmico e frutos do bosque. Vegetais, especialmente os de folhas verdes, são altamente nutritivos, contêm muita fibra e produzem uma resposta muito moderada da insulina. Eles são ricos em antioxidantes e os vegetais crucíferos como couve, brócolos, couve-flor e bok choy contêm compostos que ajudam a desintoxicar o corpo e eliminar o excesso de estrogéneos, diminuindo, assim, substancialmente, o risco de cancro, sobretudo o da mama, em mulheres. Os frutos do bosque, mirtilos, framboesas, amoras, morangos, estão na nossa alimentação há centenas de milhares de anos e, por isso mesmo, são profundamente adequados do ponto de vista genético.

  1. A gordura não é um inimigo mas um aliado.

    A ingestão de gordura saudável é essencial para a composição corporal, porquanto a gordura é usada pelo corpo para constituir a camada lipídica das células, e está envolvida na produção de hormonas de construção musculares, tais como a testosterona. O “segredo” está em comer as gorduras corretas, na proporção ideal. Como passo decisivo para melhorar o metabolismo e promover a saúde deve-se eliminar todas as gorduras trans e hidrogenada da dieta (margarinas mesmo que prometam milagres). Já as gorduras ricas em omega-3 (EPA, DHA e ALA) são as gorduras mais saudáveis, sendo as suas melhores fontes o peixe de mar de águas frias, as carnes selvagens e de animais criados em pastagens naturais.
    Não tenha medo dos ovos! Os ovos devem ser ingeridos com a gema pouco feita.

  1. Eliminar TODOS os alimentos processados.

    Elimine todos os alimentos processados de sua dieta. Alimentos processados são, sem excepção, más notícias. São carentes em nutrientes, geralmente contêm produtos químicos, corantes e aditivos artificiais. Se a sua intenção é perder gordura, trate de eliminar, completamente, os fritos, refrigerantes em geral e o álcool porque eleva também a secreção de insulina (a única exceção vai para o vinho tinto à razão de 2 copos diários), bem como todas as bebidas desportivas. A melhor bebida do mundo é a ÁGUA: água pura e natural, não água com preparados, adoçantes, vitaminas, etc. O chá verde, de preferência orgânico (1/2 litro ao dia) e o café puro (2 ao dia) demonstraram aumentar a sensibilidade à insulina e proporcionarem um ligeiro impulso para a taxa metabólica de repouso. Além do mais, são ambos ricos em antioxidantes e, nomeadamente, o chá verde é desintoxicante.

  1. Suplementação.

    A obesidade é um problema de carência de nutrientes essenciais que o organismo necessita para estar bem. A sua falta faz disparar a necessidade de comer. Por isso, o problema da obesidade não se resolve com substâncias milagrosas ou dietas inventadas, mas fornecendo ao corpo as substâncias que ele carece. Os alimentos atuais estão desprovidos de nutrientes capazes de alimentar o nosso corpo. Daí a suplementação correta ser necessária e inevitável para quem quer emagrecer e ser saudável. Aconselhe-se, corretamente, sobre as carências nutricionais individuais necessárias para ser saudável. Cada pessoa tem a sua própria individualidade bioquímica.